VAMOS ESTUDAR

CONIDERAÇÕES INICIAIS

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

              O que já sabemos: evolução dos espíritos do nascimento ao ápice, o reencontro com o nosso Criador.  Qual o caminho a seguirmos: a busca do conhecimento para nosso crescimento.  Visualizemos uma pirâmide:

Consideremos cadauma dimensão, cabendo a todos nós vencê-las, no tempo que cada um conseguir vencer. E para tal temos em cada dimensão, espíritos que se destacam pelo conhecimento e pelo sentimento já desenvolvidos servindo de paradigma para os que os tem menos desenvolvidos. Exemplo: a nossa Terra, numa dimensão onde o bem e o mal se posicionam, mesclando-se, quando mais se diferenciam, separam-se, posicionando-se em espaços mais próximos da dimensão seguinte  superior ou inferior.  E quando a maioria se aproxima da seguinte há uma transformação e esta adentra na dimensão superior enquanto os que, a minoria, continuam no mesmo patamar, separando-se. 

              Não há retrocesso.  Tudo o que já conseguimos mantemos e os que permanecem não perdem nem o conhecimento que já conquistaram nem o sentimento que já desenvolveram.  Existem “várias casas no reino do meu Pai” disse-nos Jesus. Se o planeta em sua configuração também se modifica, os espíritos que não permanecerão nela, por não se afinizarem, serão removidos para planetas que lhes são  compatíveis, ou seja, se a Terra é um planeta de provas e expiações e que, por sua nova configuração equiparar-se-á aos planetas em regeneração, os que estiverem nessa mesma configuração permanecerão nele, enquanto os que não se afinizarem serão removidos para planetas com que se assimilem, de provas e expiações.

              E é nessa fase que a Terra se encontra.  Os que já conseguirem alcançar o equilíbrio entre o conhecimento e o BEM (sentimento) nela permanecerão; os que não o conseguirem, ou seja, são mais materiais que espirituais, não se afinizando com a lei do amor  (“Jesus respondeu aos fariseus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de toda a tua mente. Este é o primeiro e maior de todos os mandamentos. O segundo, porém, é semelhante a este: amarás o teu próximo como a ti mesmo. Nestes dois mandamentos se baseiam toda a lei e os profetas”. (Mateus 22, 37:40; Marcos 22; Lucas 20:27; João 13,35) serão conduzidos para planetas que ainda se encontrem no estágio evolutivo correspondente aos que assim se encontram.

O QUE SABEMOS

              Iniciando o nosso estudo, diz-nos a Bíblia que “uma estrela guiou os reis magos até a manjedoura onde nasceu Jesus”. Ora, nós sabemos que uma estrela é um SOL.  E não existe em nenhuma obra científica que um sol entrou em nosso sistema solar passeando em nossa galáxia em tempo algum.  O que poderíamos entender então?  Na época, há mais de dois mil e duzentos anos, era uma “luz” que caminhava no céu.  Hoje, depois de dois mil e duzentos anos, vemos não só uma luz, mas muitas luzes no céu e não as chamamos de sol, apenas a ciência diz-nos que são fenômenos inexplicáveis.  E a ufologia que são objetos de outros planetas.

Na pirâmide acima, colocamos a Terra no segundo estágio de evolução. Foi a lógica. A existência do BEM e do MAL em nosso planeta está muito acentuada em favor do segundo. E na escala dos mundos como é tratado em nossa doutrina, esta é a posição dos planetas correspondentes aos estágios da nossa Terra. 

  No Evangelho Segundo o Espiritismo – Allan Kardec,                                                no capítulo III, nos ensina que existem mundos inferiores e mundos superiores.  Obviamente a Terra está entre a classe dos inferiores, porque podemos facilmente constatar que TODOS os países (exceto Andorra) têm seus exércitos e armas, e alguns com artefatos nucleares que destroem com um único ato uma cidade inteira, como já foi feito com Nagasaki e Hiroshima, no Japão, dando fim à segunda guerra mundial e a mais de duzentos e sessenta mil seres humanos numa só cidade.  Era o final de uma era das guerras de uns contra os outros, matando milhares de seres viventes no planeta e destruições inenarráveis.  A dominação do mais forte contra o mais fraco vem de eras bíblicas e desde esses primórdios alegavam com a bênção dos deuses e até mesmo por Deus.  Nos exércitos cristãos existem religiosos que, em nome de Deus, abençoam as tropas que se dirigem à guerra para matar seus próprios irmãos da própria raça ou não.

        E diz-nos o Evangelho Segundo o Espiritismo que nos mundos inferiores a existência é toda material, reinam soberanas as paixões, sendo quase nula a vida moral, reinam soberanas as paixões” e que “nos mundos mais adiantados, a vida é, por assim dizer, toda espiritual.”. E, prossegue: “Pois bem: figure-se  a Terra como um subúrbio, um hospital, uma penitenciária, um sítio malsão, e ela é simultaneamente TUDO ISSO.”

        E nos diz que nos mundos inferiores estão os primitivos que encarnam pela primeira vez e os que já precisam de correção e a seguir, nos mundos de expiações e provas:

“15. A Terra, conseguintemente, oferece um dos tipos de mundos expiatórios, cuja variedade é  infinita, mas revelando todos, como caráter comum, o servirem de lugar de exílio para Espíritos rebeldes à lei de Deus. Esses Espíritos têm aí de lutar, ao mesmo tempo, com A PERVERSIDADE DOS HOMENS e com a INCLEMÊNCIA DA NATUREZA, duplo e árduo trabalho que simultaneamente desenvolve as qualidades do coração e as da inteligência. É assim que Deus, em sua bondade, faz que o próprio castigo redunde em proveito do progresso do Espírito. – Santo Agostinho. (Paris, 1862).”

        A seguir trata dos mundos EM regeneração, onde os homens, adaptados, serão ditosos porque neles imperará a lei de Deus, em outras  palavras, terá de se adaptar para neles, REGENERADO,  permanecerem. Num certo período aqui no Brasil, como também já ocorrera na Itália, houve uma época de reação do BEM contra o MAL, porém, como nos planetas de provas e expiações o mal predomina, retornaram ao topo.

        Nos planetas em regeneração o BEM sobrepuja o MAL que ainda está presente.  Daí podermos concluir que a existência de outros mundos  habitados, é FORA DE DÚVIDA e o próprio Jesus nos afirmara.  Sabemos que estamos num planeta que necessita de uma limpeza FÍSICA e MORAL, para permitir sua continuação sem mais destruição como já fizemos, criando cemitérios de tudo (navios, trens, máquinas diversas, caminhões, carros, motocicletas, bicicletas, lixo espacial) e detritos de toda espécie que nem o tempo consegue eliminar, sujando os oceanos e mares e ainda temos com prevalência egoísmo, vaidade e orgulho.      

        Se o planeta permanecesse nos domínios do MAL, manter-se-ia como planeta de provas e expiações, mas por ser do domínio doutrinário que será um planeta em regeneração, os habitantes que não couberem na dimensão correspondente serão removidos para um dos que se encontram ainda em provas e expiações; como Jesus nos disse, várias são as casas do Pai e é certo que os espíritos não regridem. Continuaremos nas dimensões que construímos para nós próprios.

(04/06/2023)                                                                  

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Próximo ArtigoVAMOS ESTUDAR II Alguns princípios